quinta-feira, 22 de abril de 2010

São Jorge: seguidor de Cristo

A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro se movimenta no próximo dia 23 de abril para a comemoração da festa de São Jorge. O antigo feriado municipal, agora transformado também em estadual, a pedido do povo e da sua tradição, demonstra o carinho e a importância da festa. Desde a madrugada do dia até o anoitecer as comemorações se sucedem em todas as regiões da cidade.

É interessante notar como a devoção por São Jorge é popular em nossa região, mesmo com a adição de algumas lendas medievais em sua história. Demonstra que é a figura de alguém que vive o Evangelho no seguimento de Jesus Cristo, sendo exemplo de vida em todas as épocas e para além daqueles que vivem a fé cristã.

São Jorge é cultuado na Igreja Católica, porém traz o apreço de inúmeras pessoas e grupos que o têm em grande consideração. Venerado no mundo inteiro, ele é patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia e da cidade de Moscou.

Apesar de São Jorge ter vivido há muito tempo, ele está bem próximo de nós e seu testemunho sempre será atual. Quem foi ele? O que podemos aprender com a sua vida e o seu testemunho de fé? Santo é todo aquele que na vida buscou configurar-se a Cristo, por meio da vivência cristã. Que soube em meio as dificuldades ser fiel a Jesus Cristo, dando bom exemplo de vida: amando a Deus e ao próximo e traduzindo em sua própria existência a mensagem do Evangelho, que continuamente nos chama a vivermos no amor, na misericórdia e na justiça. São Jorge foi um cristão de verdade, nos é colocado como intercesssor e, muito mais, como modelo, porque soube amar a Deus e ao próximo.

De acordo com a tradição, São Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região do Sudeste da Anatólia que, atualmente, faz parte da Turquia. Quando criança mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai em uma batalha. Chegada à adolescência, Jorge entrou para a carreira militar da qual logo foi promovido a capitão do Exército Romano. Devido a sua dedicação e suas várias qualidades, recebeu do imperador romano a função de tribuno militar.

São Jorge viveu entre os séculos III e IV, quando a Igreja era perseguida pelos imperadores romanos. Com planos de matar todos os cristãos, o imperador Diocleciano estava definindo em reunião o decreto de extermínio, quando surgiu a figura de São Jorge declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses. Todos ficaram surpresos por sua atitude e palavras, pois fazia parte da suprema corte romana. Indagado por um cônsul sobre sua ousadia, São Jorge respondeu-lhe que era por causa da Verdade. O cônsul pergunta-lhe: a ele “O que é a Verdade”. Jorge respondeu-lhe: “A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade”. Depois destas palavras, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. Após cada tortura era levado ao imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Contudo, Jorge sempre confirmava a sua fé em Jesus Cristo. Finalmente, o imperador Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia (Ásia Menor).

Os restos mortais de São Jorge foram transladados para Lida (cidade em que crescera sua mãe), na região do atual Israel. Lá foi sepultado, e mais tarde o imperador cristão Constantino mandou erguer um suntuoso oratório aberto aos fiéis, para que a devoção ao Santo fosse espalhada por todo o Oriente. Dessa maneira, bem foi propagada a sua devoção por meio do seu belo testemunho de seguidor de Jesus e de cristão que deu a sua própria vida por Aquele que é a Suprema Verdade. Devemos aprender com São Jorge de a ter este mesmo zelo e amor por Cristo e a não nos calarmos diante das injustiças que saltam aos nossos olhos, mas ter com a coragem necessária para denunciar e fazer o melhor para Deus e para o bem do próximo. A Igreja sempre sofreu perseguições no decorrer de sua história. São Jorge é um exemplo de fortaleza de um guerreiro na constância da fé e nos dá coragem para enfrentarmos hoje as dificuldades de ser cristão.

Neste dia em que milhares de pessoas se deslocam até as igrejas e capelas de São Jorge para manifestar seu carinho e sua busca de ver nesse homem de Deus um grande exemplo de vida e um intercessor junto a Deus, contemplemos com os olhos da fé a multidão que busca a vida em Cristo e peçamos a Deus para que todos experimentem a alegria do seguimento da vida segundo o Evangelho e, assim, caminhem nesse novo dia brotado na Páscoa do Senhor.

Peçamos que a exemplo de São Jorge possamos lutar contra o dragão do mal para sermos vencedores nesta batalha contra os questionamentos da nossa fé. Que com a mesma coragem professemos a nossa fé neste tempo de tantas questões e problemas e que com o coração aberto vivamos como irmãos e irmãs que em Cristo se amam. Que pela intercessão de São Jorge possam recair sobre as nossas vidas muitas bênçãos de Deus!

São Jorge! Rogai por nós!

+ Orani João Tempesta, O.Cist.
Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro

Um comentário:

  1. estimado d. Orani, A algumas semanas estive em Aparecida/SP - Ao entrar em uma loja que vendia camisetas com motivos religiosos, pedi a atendente uma camiseta com a estampa de Nossa Senhora de Guadalupe e incrivelmente ELA NÃO SABIA DE QUEM SE TRATAVA!
    No maior centro de devoção mariana do Brasil a vendedora não sabia quem era Nossa Senhora de Guadalupe! Fiquei pensando... por que um milagre tão esplêndido como esse, que deixa até os ateus desconcertados, não é conhecido por grande parte dos católicos (e não católicos) brasileiros?
    A foto dela é uma das poucas coisas na terra que podemos ver e que não tem explicação humana, vem dos céus..... de Deus!
    que acha de em dezembro promovermos a visita de N.SRA. DE GUADALUPE nas paroquias, ela é padroeira da America Latina e pouco conhecida no Brasil. Podemos tb fazer uma campanha contra o aborto, pois a Virgem de Guadalupe é patrona dos não nascidos.

    ResponderExcluir